sábado, 5 de novembro de 2011

Attraversiamo

Há coisas que são sempre uma montanha ou um abismo. Ou, por outra, as melhores coisas são sempre, simultaneamente, uma montanha e um abismo. Os momentos determinantes são assim e as pessoas determinantes também. Não são só uma estrada inconsequente que percorremos, sem emoção, rumo a qualquer parte. Não. São uma travessia extasiada entre dois pontos mais ou menos vertiginosos e que pode acabar num cume ou num fundo, com consequências diversas para todas as partes. Nenhuma outra nos pode fazer mais coloridos e mais acordados e mais crescidos e, no fim de contas, mais felizes. As coisas importantes são sempre um salto tresloucado que pode acabar num voo ou num trambolhão. A vida desvairada que se vai alimentando do vício do verbo desejar. A coragem mais sincera de todas é suficiente para colocar o pé na outra ponta do patamar. E para chamar as coisas pelos nomes, avançando para esse lugar onde qualquer paladar vai ter outro sabor. Tudo ou nada. Atravessamos.

6 comentários:

  1. Não podias ter escolhido melhor forma para iniciar estas breves e encantadoras linhas.
    Adoro a palavra. Tão banal, quase passando despercebida... Mas acho-a tão mágica... :) Tão bonita e delicada,... Enfim, talvez seja eu a pintá-la com as cores do arco-íris.
    Ainda assim, sabe tão bem colorir com estas cores de vez em quando. Atravessar... Procurar e descobrir!

    Sinto-me tão próxima do que escreves.

    Beijinho
    com toda a determinação

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada... :)
    O título Attraversiamo é uma referência a um momento do filme (e do livro) "Comer, Orar e Amar". Embora a película não seja genial, a mensagem que a palavra encerra é importante. Aconselho-te a ver.
    Fico a desejar que atravessemos longos e bons caminhos e que te possa continuar a ter por perto.
    Beijo*

    ResponderEliminar
  3. De facto, não vi o filme. Ainda.
    Mas o meu irmão depois de o ver disse-me: ias adorar este filme!
    Depois da tua referência, ainda fiquei com mais vontade de ver. Ou ler...
    Estará para breve! :)

    http://www.youtube.com/watch?v=TFJIi0UFkEE

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  4. Não há duvidas que existem momentos determinantes e pessoas determinates na nossa vida; um deles para mim foi sem dúvida ter-te conhecido. beijo grande.
    cristina

    ResponderEliminar
  5. E agora que já percorri Itália e estou de partida para a Índia (nas palavras da brilhante Elizabeth Gilbert), deixo-te um dos parágrafos que me colocou um sorriso no rosto e me fez colocar outro, a lápis, no próprio livro...
    "«Tens amigos em Roma?» e eu limitava-me a dizer que não com a cabeça, pensando com os meus botões: Mas vou ter."

    Sem mais
    Attraversiamo

    ResponderEliminar
  6. Venham as pessoas determinantes, os momentos que vão ser nossos, os amigos que nos esperam. A travessia é o caminho. Vamos lá.

    Obrigada por estarem aí. :)

    ResponderEliminar