quarta-feira, 8 de abril de 2009

Equilíbrio

Um destes dias recordei em conversa um grande desafio da minha vida: depois de gatinhar, palrar, caminhar, falar, comer pela própria mão, ir à escolinha, etc.
A minha primeira e mais autêntica conquista de autonomia: aprender a andar de bicicleta.
Engraçado isto, mil anos depois dou por mim novamente a lutar para atingir o equilíbrio. A pedalar por esta vida que pontualmente nos rouba as duas pequeninas rodas traseiras.
E, sempre que isso acontece, lá vêm as tardes de primavera, a calma e a persistência, a ira e a desistência, o corpo a tremer entre os pedais e as pedras do caminho, as mãos calejadas a tentar dominar um guiador que, de momento, parece ter vontade própria.
É ver lágrimas, sorrisos, é ver joelhos e narizes esmurrados, é ver sangue e depois iosina, é ver feridas e depois crostas, e depois cicatrizes discretas, e depois novamente arranhões.
Vêm os pais e amigos, vizinhos e conhecidos a dizer que já está na altura de aprender, a oferecer capacetes, joelheiras e cotoveleiras, para que custe um pouco menos.
Mas às vezes tem de se arriscar a pele, arrancar sem medo, tentar sem rede, de cabelos ao vento, às vezes sem ninguém, numa busca solitária e desprotegida.
E assim, nesta imponente jornada, cada um pedala como pode. Cada qual tem o seu meio, o seu ritmo...
Há quem pedale com cestinho e campaínha, no tartan, em pista coberta. Há durões que fazem BTT. Há quem deslize penosamente sobre o asfalto tórrido e seco. Há quem saia em contra-relógio e chegue mesmo a ter camisola amarela. E há quem quem passe a vida inteira a tentar. E ainda quem nunca deixe o triciclo.
Seja qual for o caso, o importante é partir.
E confiar em quem diz que, vencido o desafio, nunca se esquece.

1 comentário:

  1. Nem sempre conseguimos vencer, se calhar é bom não dar tudo como garantido e admitir que há a hipótese de um dia dizermos "falhei"...e aceitá-la com naturalidade, sabendo que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance.
    Isso sim vale a pena, isso sim é viver.
    C (luar)

    ResponderEliminar