segunda-feira, 8 de agosto de 2011

I can see clearly now

Chegou devagarinho, pela ponta duma pestana. Depois instalou-se, de repente. Era o franzir do sobrolho, o esfregar os olhos. Era enxergar um mundo amuado em tom turvo. Era a falta de nitidez para poder apreciar o pormenor na lonjura. Era o horizonte a acabar cedo demais. Era a visão, na sua dimensão mais quotidiana e elementar, a fugir-me da vista.
A incapacidade para ver será, em todos os sentidos e dimensões possíveis, uma questão limitativa. Cada qual vai alimentando uma espécie muito particular de miopia, impedindo-se de focar, em simultâneo, duas dimensões. O que está próximo e o que está afastado, o que é prioritário e o que é secundário, o que importa e o que não interessa. Toda a óptica do essencial tem o seu requinte. E, para todos os que o procurem, existirão os mais preciosos óculos.
Agora já os tenho aqui, no seu poleiro, no topo do mundo, sentados em cima do meu nariz. Agora ficou tudo mais claro. As legendas dos filmes, as copas das árvores, a expressão dos rostos. Toda e cada coisa que está para além do que as mãos conseguem agarrar. Agora já percebi que, por vezes, não temos o alcance para chegar ao detalhe que é preciso. Que, talvez com uns óculos, seja possível ver a vida melhor.

2 comentários:

  1. Bem, e se deixei um testemunho de Itália e da Índia, porque não deixar também um testemunho da Indonésia (ou da procura do equilíbrio)?
    « A felicidade é a consequência do esforço pessoal. Lutamos por ela, procuramo-la arduamente, insistimos nela e às vezes até viajamos pelo mundo fora à sua procura. Temos de participar infatigavelmente nas manifestações das nossas próprias bênçãos. E quando atingimos um estado de felicidade, nunca devemos descurar a sua manutenção, temos de fazer um esforço supremo para continuar a nadar eternamente na sua direcção, para ficarmos a flutuar sobre ela. Se não o fizermos, o nosso contentamento inato ir-se-á esvaindo. » E. Gilbert

    Agora, sempre que a tua felicidade se estiver a aproximar, vais poder vê-la mais facilmente :-)
    Deixa-a instalar e cuida dela para que te possas sentir sempre bem. E em equilíbrio.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. A procura do equilíbrio é uma lição inestimável e um trabalho para toda a vida.
    Ainda bem que as estradas da felicidade nos levam aonde precisamos de chegar e ainda bem que há quem nos ajude a vê-la melhor.
    Obrigada :)

    BEIJO***

    ResponderEliminar