domingo, 15 de fevereiro de 2009

Da Sra. das Febres à S. João de Deus

Percorro desde miúda o caminho da Avenida Nossa Senhora das Febres à Rua São João de Deus. A pé. Vulgarmente em dias de Sol. Os anos vão passando e o percurso vai-se tornando mais curto.
Vamos perdendo as melhores e mais características pessoas da vila e assim, não há uma maneira mais literária de o dizer, despedimo-nos de um já saudoso espírito de vizinhança ancestral.
Nos dias em que os acompanhamos na derradeira caminhada, cada um se recolhe no seu pesar. Com rostos fechados, vemos os senhores de capa branca e gola vermelha a carregar estandartes. Grupos de homens ou mulheres de ar carregado comentam o passado e o fim por que todos passamos. Encontram-se pessoas que já não se viam há muito tempo e que tão cedo não voltaremos a ver.
Nesses dias não choram bébés nem ladram cães, não há malucos pelas ruas e até a maltinha das borbulhas parece apresentar-se à altura.
Nesses dias prosseguimos caminho mesmo que o sinal esteja vermelho e não há paragens, todos sabem o código de silêncio e o ritmo do passo lento que mantemos porque, na verdade, não há pressas quando fazemos por alguém a única coisa a fazer quando já não há, de facto, nada a fazer.
Nesses dias, quando partimos da S. João de Deus rumo ao destino onde não há futuro, sabemos que há menos alguém que fará parte do nosso futuro e sem a qual o futuro não será igual.
Frequentemente não custa subir de novo e regressar à S. João de Deus perante a simpática e atenta Igreja de São Brás. Mas custará a partir desse dia a ausência de alguém com quem comentar o sucedido. E entender que a maltinha das borbulhas não poderá perceber o legado.
Quando eu vou a pé da Sra. das Febres à S. João de Deus, não importa ir da porta 31 ao endereço 33. Não importava andar. Importava parar no caminho.

1 comentário:

  1. jardim Dr. Manuel da Costa: para mim, paragem quase sempre obrigatória, paragem que me aquecia o coração... perdeu o encanto... como era importante parar no caminho...
    bj*
    sónia

    ResponderEliminar