domingo, 24 de maio de 2009

Parentesco

Li, de raspão, de um autor conhecido qualquer, que me perdoe a não citação... diz ele que devemos ser pais do futuro e não filhos do passado.
E ando eu aqui a partir pedra há alguns meses para ver se consigo transformar a filha revoltada numa Mãe efectivamente capaz de dar à luz uma vida pacífica...
Informaria o autor em questão, que tanto jeito teve em parir esta pérola (que, a ser concretizável, cessaria muitas guerras) que a coexistência de pais e filhos num mesmo universo, e sobretudo numa mesma pessoa, gera um conflito inesgotável, sem princípio nem fim, que é responsável por continuamente produzir as gerações da história e também as gerações de uma mesma vida.
Mesmo quando se é Pai nunca se deixa de ser filho e por isso o pai do futuro é sempre um produto do filho do passado.
E diz o ditado, e eu sei-o bem, que mesmo enquanto não se tem filhos, tem-se sarilhos também.
Quando eu escrevo neste doce quadro lilás, eu sou a mãe que manda arrumar o quarto (o quarto do tempo certamente) mas nesse quarto sou ainda a adolescente com borbulhas.
Reformularia para o autor em questão, dada a impossibilidade da nota que generosamente deixou, que não devemos antes ser prisioneiros do passado porque, se o formos, seremos assim carcereiros do futuro.
Para o efeito, será necessário perder o medo dos falsos fantasmas que deixámos algures e antes ir buscar a herança, a fortuna suada a transportar para nenhures.
Amadurecer, adubar, semear para colher, fertilizar.
Não tratar o filho como enteado, ser Pai e não padrasto, não olhar o tempo passado como uma perda de tempo mas antes como um investimento... a fundo perdido.
Enquanto se procuram respostas, vem sempre um inteligente a dizer "atira para trás das costas!"... ainda bem que, para fazer face comentário grotesco, o ilustre desconhecido não ignora o parentesco.

1 comentário:

  1. Isto fez-me lembrar uma linda frase:

    "Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos começar agora e fazer um novo fim".

    C (luar)

    ResponderEliminar